Quem precisa se adequar a Lei Geral de Proteção de Dados? – LGPD

Assim como a nota fiscal eletrônica obrigou as empresas a se atualizarem, a nova Lei de Geral de Proteção de Dados também exigirá que as instituições  se adaptem a forma como ela lidam com os dados e informações de seus clientes.

Se sua empresa:

– Realiza cadastros de clientes de forma física ou digital

– Arquiva dados relacionados aos serviços ou produtos vendidos para cada cliente

– Acessa, arquiva, compartilha, analisa, dados sobre movimentações financeiras, estado de saúde, histórico profissional, preferências pessoais

– Tem redes sociais

– Realiza qualquer tipo de operação ou serviço jurídico para clientes finais

– Rastreia e analisa dados de compras dos clientes

– Lida com documentação de fornecedores

Você vai precisar de otimizações relacionadas à LGPD.

A maioria das empresas precisará passar por um processo completo de auditoria e replanejamento para rever os processos que envolvem a coleta e armazenamento de dados pessoais. É recomendável que a empresa faça um mapeamento e documentação dos dados que já possui e classifique essas informações. É importante, por exemplo, verificar se estão armazenados de maneira segura, se foram coletados mediante consentimento e para qual finalidade.

Além disso, os funcionários que lidam com dados de pessoas e clientes devem assegurar o sigilo das informações seguindo boas práticas de segurança da informação. Estabelecer procedimentos, normas de segurança e diminuir riscos no tratamento de dados pessoais são alguns dos primeiros passos para manter informações de funcionários e clientes seguras.

A Lei de Regulamentação de Dados tem parâmetros bem definidos, porém sua adequação não é uma receita pronta. Então cada negócio vai precisar de uma equipe com conhecimentos profundos em arquivologia, tecnologia e direito para conseguir se adequar. Do mesmo modo, focar apenas na edição de Políticas de privacidade padrão, e-mails genéricos com pedidos de autorização, medidas de segurança com brechas e riscos só irão fazer as equipes perderem tempo e verba nessa corrida.

Você pode contar com a experiência e estrutura da Arquivo Local para a adaptação e regularização da gestão de arquivos de sua empresa. Entre em contato conosco e não seja pego de surpresa quando a lei entrar em vigor.

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