BPO financeiro

Como é feito o serviço de BPO  Business Process Outsourcing

Diferentemente da simples terceirização contábil, o BPO Financeiro promove uma visão completa da empresa, ou seja, isso se transforma em dados e gráficos que demonstram ao empresário onde estão os desencontros e as falhas.

É importante ter na estratégia de implementação o alinhamento com o time daquela área. É importante deixar claro o objetivo da implementação BPO na área. Questionamentos naturalmente vão surgir nos colaboradores. “Será que ainda sou necessário? O que vai acontecer com todo este setor? Serei mandado embora? Meu trabalho não é bom?”.

Esclareça antecipadamente todos os pontos para que as principais preocupações sejam eliminadas. Geralmente os processos BPO não visam serem implementados para reduzir quadro de funcionários, mas sim, aumentar a efetividade e capacitação dele, liberá-los de tarefas operacionais e deixá-los focados no estratégico. Isto ajuda o time a engajar nos novos desafios dentro da empresa.

Metodologia para execução de serviços BPO

Fase I – Diagnóstico

Entendimento da Empresa: Detecção das áreas críticas,  questões e desafios que afetam os processos que estão sendo  terceirizados.

Com base nas informações coletadas teremos:

  • Entendimento da estrutura administrativa;
  • Níveis de volume de transações esperados;
  • Requisitos básicos de conformidade;
  • Nível de aprovações;
  • Indicadores de desempenho.

Nesta fase são determinadas as regras de negócio que regem o  desempenho dos terceirizados. Controles, políticas, requisitos  legais e relatórios. Definição clara dos papéis  e deveres do fornecedor terceirizado, controles internos,  manutenção de uma política e processos internos

Fase II ‐ Transição

Durante esta fase, é implantado o plano de trabalho para a transição,  com a customização, nos sistemas da contratada, dos processos e  serviços terceirizados.

Fase III ‐ Continuidade

Nesta fase, assumimos a responsabilidade pelos processos e execução  dos serviços terceirizados.

Outras funções a serem executadas  durante esta fase incluem:

  • Monitoração da conformidade com os compromissos de entrega;
  • Emprego de técnicas de melhoria contínua;
  • Suporte estratégico e acesso aos recursos mundiais da Contratada;
  • Treinamento e ferramentas de medição de desempenho;
  • Monitoração, manutenção e atualização de soluções tecnológica;